quarta-feira, 30 de abril de 2014

A MINHA HORTA

Pois é !...
Hoje vou falar-vos da minha "horta".
Sim...eu apesar de ainda estar no activo, sempre que posso vou trabalhando a minha horta.


Uma "Herdade" de duzentos metros quadrados mas onde cabe muita coisa!
Senão  vejamos.: ÁRVORES DE FRUTO: 2 ameixoeiras 1 pessegueiro, 2 laranjeiras, 1 oliveira, 1 diospireiro, 2 tomarilhos, 1 romãzeira, 1 araçá, 1 maracujá, 1 framboesa. 1 "Frisális"  15 vasos de morangos, 1 azebim (árvore) 
Quanto a XÁS: limonete, cidreira, loureiro, alecrim, e hortelã.

Com respeito a flores (que estão ao encargo da minha senhora) muitas e variadas sempre ao seu gosto, e aí não meto o bedelho!

Temos geralmente todo o ano a Couve Galega, as  Pencas, a Salsa.  Pela época, tenho geralmente: os Tomates , os Feijões, as Ervilhas, as Favas, os Pimentos, a Alface, os Pepinos, Abóboras, Cebolas, Alho Françês, e ás vezes também Meloas.


Faço criação de Galinhas e Garnisas, para dar uns ovitos e depois mais tarde umas "cabidelas" ou um arroz de galo ou galinha, que também gosto muito! Á pouco fiz uma "aquisição" de 3 ratos chino para tomar conta dos ratos, já que nem com armadilhas eu estava a conseguir a extinção desta praga.




Como se vê é muita coisa em tão pouco terreno ,mas está tudo à larga!
e é o suficiente para eu fazer o meu exercício  fisico e  mental, principalmente aos fim de semana.
Amigos isto não é para todos, mas para quem gosta!

Não é por acaso que se vê tanta terra a monte e sem cultivo á muitos e muitos anos, isso só demonstra que muita gente que tem terra , mas não tem gosto em cultivar e nem sequer se preocupa, pois dizem que a terra não desvaloriza.
Como fui criado e cresci a cheirar a terra,(dos outros) este "bichinho" nunca me largou e assim aconselho a quem gostar de fazer esta terapia é continuar pois que dá saúde e boa disposição para enfrentar as agruras do nosso dia a dia!
Quem não gostar, só tem que fazer uma coisa; ir ao super- mercado.
Mas depois não digam que eu não os avisei!



Sem comentários: