sexta-feira, 12 de setembro de 2008

25 ANOS EM EXPOSIÇÕES DE PINTURA




No dia 19 deste mês, vou apresentar o meu 1º livro, que é dedicado aos meus vinte e cinco anos de exposições de pintura. Irá ser aqui na sede da Assoc. Cult. Recre. "Honra e Dever" - Vilar - Vila do Conde. Por isso ficam desde já todos convidados a assistir à cerimónia de apresentação que terá início ás 21h30m. O lucro da venda dos mesmos ( 500) livros que é de 10,00€ por unidade, reverterá a favor desta colectividade, que bem merece e precisa.
Descobrindo um bocadinho o "véu" será um livro com 124 páginas todas organizadas e seleccionadas por mim, mas sempre com a ajuda ortográfica da Drª Marta Miranda, ( Directora da Biblioteca Municipal de Vila do Conde), que também teve a amabilidade de escrever a minha biografia de pintor naif, assim como vai ser ela a fazer a respectiva apresentação. Desde já os meus agradecimentos.
Tem a bem dizer o percurso que eu fiz desde a primeira exposição em 1983 e que foi no velhinho prédio da rua da Carrapata (ao lado do café Ramiro) e que nessa altura funcionava como sede da Associação, até ao ano de 2008, que para comemorar os 25 anos, apresentei no Auditório Municipal de Vila do Conde a 27ª exposição de pintura, com 30 telas pintadas a óleo e com as trinta igrejas das 30 freguesias deste concelho. Consegui vender 11 telas , tive pena de não vender mais, pois penso que uma colecção como esta que foi iniciada em 1991 e só em 2007 é que ficou concluída, merecia ter lugar em todos os halles das casas de Junta!
Foi um percurso que fiz com muita calma, sempre a tentar melhorar de cada vez que apresentava o meu "trabalho", e que me dá muita alegria e vontade de continuar, pois que tem sido muito elogiado e apreciado pelas pessoas que o visitavam. Vendi e vendo quaze sempre que faço exposições, e tenho a noção de que a minha pintura tem um estilo muito próprio, muito ingénuo, muito naif, e por isso me aconselham a não sair desse caminho.
Pintar ainda não é o meu dia a dia, pois tenho a minha vida profissional, que só acabará quando eu tiver direito a reforma, coisa que não falta muito, já que eu trabalho e faço os respectivos descontos há mais de 40 anos! O trabalho de publicidade, e serigrafia que faço, e a minha mulher me ajuda, é que são o nosso ganha pão, mas nas horas vagas e quando tenho na ideia alguma coisa para pintar é que perco umas horitas, seja de dia ou de noite.
Par finalizar, quero dizer que vou tentar nesse dia não me emocionar muito, para tentar dizer umas palavras de agradecimento a todas as pessoas que com a sua presença, me quizeram prestar solidariedade nesta homenagem, e ao "Honra e Dever" por desde a primeira hora, me ter apoiado e aberto a sua casa, para este acontecimento, que como deveis calcular, tem muito significado para mim.

Sem comentários: