segunda-feira, 1 de setembro de 2008

FÉRIAS NAIF,s

Hoje, 1 de Setembro de 2008 apeteceu-me escrever umas coisas, já que é o primeiro dia de trabalho depois das "férias" e então, mais uma vez como parece que estou inspirado,lá vai;
Este ano não deu para ir muito longe, primeiro porque um familiar estava algo adoentado, e resolvemos não ir para fora cá dentro, já que nem fomos para Monsanto (Idanha a Nova) nem para Montalegre, que tem sido nos últimos anos o nosso paradeiro no mês de Agosto.
Fomos quando era possível, apanhar umas horitas de sol, às vezes uns mexilhões, para a praia de S. Paio (Labruge) . Ao mesmo tempo fazíamos uns passeios a pé pelo passadiço muito bonito, que tem pela praia fora, até Vila Chã onde lá chegado, parava muitas vezes na Bilioteca de Praia, para ler o Jornal de Notícias. Ler quando podia, porque pelo menos nas vezes que lá fui, aquilo parecia mais um jardim infantil, ou até um local de escola deste tempo. Tal era a pouca vergonha que lá se passava, e que pelos vistos, ninguém se quer encomodar com aquilo, todos fazem de conta que não ouviram nada. Até que eu um dia tive que chamar a atenção da "adolescente" que estava com a responsabilidade de "olhar" pela Biblioteca, já que o que se passava lá dentro e também cá fora com alguns jovens e crianças, era só visto!. "Cenas" de namoro de agora, com palavrões obscenos do pior que há, ditas às vezes por crianças que não tinham mais de 10/11 anos, e sem que ninguém se preocupasse ou se importasse com o que se passava ou com o que era dito! Mas, adiante.
Hoje as maioria dos jovens, sem o mínimo de vergonha, de respeito, de boa educação lá andam a dar nas vistas; com calções até às canelas e a cair pelo cú abaixo, muitos com garrafas de cerveja na mão, a fumar, acompanhados às vezes das raparigas de procedimento igual!.. Mulheres já maduras andando com indeferença para quem está, mostrando os seios. Ir ao bar da praia, só em última necessidade, pois que é uma exploração sem limites, por isso levavamos a merenda e só às vezes compravamos , gelados porque aí o Sr. Manuel não nos pode "lixar", pois quer ganhar no Verão (se é que se pode chamar Verão) para o ano todo.
Também demos uns passeios de fim de semana, e quando estava um dia mais fraquinho para a praia, iamos até à nossa "Horta" tratar das galos, garnizas, galinhas e pintainhos assim como tratar das hortaliças que trabalhamos com gosto, e que depois nos dá muito prazer comer aquilo que a "horta dá durante o ano. Ele é ; ovos, laranjas, diospiros, morangos, maracujás, feijão-verde , tomates, alface, abóboras, pimentos, malagetas, couves, pencas, lombarda-coração, varias plantas para chá, enfim, tudo biológico e que serve para que a despesa no super-mercado, seja menor.
Por isso este ano foi assim!.. foi diferente !..mas a minha mulher gostou imenso, e eu......também gostei!.

Sem comentários: